terça-feira, 20 de agosto de 2013

Renovação de forças

Onde está a sua força? 

Vivemos em um mundo que se orgulha em todas as suas realizações. Vivemos em um mundo que se orgulha em ser capaz de fazer qualquer coisa que define sua mente para fazer, um mundo que colocou homens na Lua, e até mesmo planos, aparentemente, a colocar uma base lá em cima na lua. Vivemos em um mundo que tem tanta energia armazenada em cima dele de armas nucleares, poderia destruir-se uma série de vezes. Mas onde está a sua força? É nas coisas do mundo? Claro que a resposta do filho de Deus é, a resposta do texto. É a resposta que nós confessamos, também, quando dizemos que as palavras do Credo dos Apóstolos: "Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso." É aí que a nossa confiança está. Nossa força está no Senhor, nosso fiel Deus da aliança.
O Antigo Testamento está cheio de exemplos de pessoas de Deus, colocando a sua confiança no Senhor e descobrir que Ele é um Deus fiel, achando que Ele faz, de fato, dar força para aqueles que esperam nEle. Poderíamos pensar em vitória de Israel sobre os egípcios, ou as grandes vitórias que Israel experimentou em suas jornadas pelo deserto e como eles estavam prestes a tomar posse da terra prometida. Lembre-se dos salmistas, como eles recordam o rei de Basã, e Siom, rei dos amorreus, e Ogue, rei de Basã.
E quem pode esquecer os homens, como Sansão, que quando contou com o Senhor, quando eles eram fiéis, Deus os fortaleceu para desempenhar suas funções. Claro, Sansão, quando ele parou de confiar no Senhor, o Senhor já não fortalecê-lo para lutar contra os inimigos. Quando ele entregou o segredo de sua força, e Dalila cortou o cabelo, então o Senhor levou sua força de distância.
A Escritura está cheia desses tipos de exemplos. Mas, claro, quando pensamos desses exemplos devemos perceber que, quando vemos Deus dando força física para Israel, para lutar as batalhas físicas, essas são fotos para nós, em nossas batalhas espirituais. Estas vitórias físicas que Deus deu a Israel são típicos de uma maior verdade, e essa é a verdade que está expressa em nosso texto, que Deus é a nossa força espiritual. Fortalecidos pelo Espírito Santo, somos capazes de lutar a batalha diária de fé. Essa é a mensagem do texto. "Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças." Essa é a nossa confissão.
Vamos considerar que o texto, em seguida, sob o tema: renovado em FORÇA
Em primeiro lugar, notamos o significado disso. Em segundo lugar, a promessa, a promessa de que Deus certamente vai cumprir. E, por último, os destinatários dessa força. Quem são aqueles que são renovados em força?
I. O Significado
O fato de que o texto traz à tona a idéia de força e que somos renovados em força, implica que há uma fraqueza. E o texto fala explicitamente sobre essa fraqueza. Isso é um contraste que o texto traz. O contraste é entre a fraqueza humana ea força de Deus. Em Isaías 40:30, lemos: "Os jovens se cansam e se fatigam, e os jovens certamente cairão."
É significativo que o texto iria escolher o mais forte entre os homens para fazer o ponto. Menciona jovens. Jovens como mencionado no texto são adolescentes. Eles são aqueles que estão no auge de suas vidas fisicamente. Se tivéssemos de escolher quem deve ir para competir nos Jogos Olímpicos, que iria escolher aqueles com os corpos mais fortes, os mais aptos queridos, que iria escolher a juventude. E assim também durante os dias de Israel, nos dias em que estas palavras foram escritas, os jovens seriam os únicos que poderiam correr e correr.
Da mesma forma, os jovens são aqueles que são um pouco mais velhos do que os jovens, mas eles ainda são símbolos de força e vigor. O jovem trabalha e trabalha e, aparentemente, não se cansa. Estes são os homens mais fortes do que o dia. Você coloca-los para o trabalho físico duro e que iria continuar e continuar.
Mas então Deus diz sobre estes mais forte entre os homens, mesmo que eles se cansem e que vai desmaiar. Você vê, a sua energia não é infinita. Os jovens não podem vê-lo dessa maneira. Mas, pô-los a correr uma maratona em algum momento e eles vão descobrir. Trabalhá-los com força suficiente e eles vão se cansar a ponto de pressionar somente será com o maior esforço. Eles vão se cansar e vai desmaiar. E os jovens, diz o texto, certamente cairão. Literalmente, os jovens tropeçam, vai tropeçar. Eles vão se cansar, assim. Eles vão falhar de uma maneira ruim.
A mensagem é clara. O homem, em sua mais forte, é fraca. Ele é impotente. Estamos inerentemente fraco. O texto, é claro, aponta para os jovens e para a sua resistência física. E ainda assim, mesmo que possam ser fisicamente forte, eles ainda estão fracos, em comparação com Deus. Precisamos entender que isso aponta imagem física para um quadro espiritual, a imagem espiritual de cansaço e de tropeço.
A própria Escritura aponta para exemplos de tropeçar espiritualmente. Em Malaquias 2:08, lemos: "Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei" corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. "Há um tropeço espiritual. Ou poderíamos apontar para Jeremias 18:15, que expressa uma idéia similar. "Porque o meu povo se esqueceu de mim, eles queimaram incenso à vaidade, e fizeram-se tropeçar nos seus caminhos, desde os caminhos antigos, para andar em caminhos, de certa forma, não aplainadas".
Temos a tendência, e essa é a idéia do texto, estamos propensos a tropeçar. Nós somos fracos. Apesar de sermos o povo de Deus, no entanto, em nossa vida espiritual, bem como as nossas vidas físicas, mas especialmente aqui, em nossas vidas espirituais que somos fracos. Enfrentamos os inimigos do mundo. Enfrentamos o inimigo do diabo. Enfrentamos o inimigo de nossa própria carne pecaminosa. E quantas vezes nós caímos antes que esses inimigos? Nós tropeçar. Nós não cair completamente, porque a mão de Deus está sempre lá para pegar o seu povo. Nós não cair completamente, de modo a perecer no inferno. Mas nós não tropeçar. Somos tentados a sair do caminho, o caminho reto e estreito da justiça que Deus colocou diante de nós.
Às vezes a vida parece tão difícil para nós, como povo de Deus, que somos tentados a pensar que Deus não está conosco. Isso é uma verdadeira tentação para o povo de Deus em vários momentos de nossas vidas. E essa foi a tentação de Israel, assim como Isaías trouxe essa palavra do Senhor a Seu povo. No versículo 27, repetindo a ideia de que Israel tinha, Deus diz: "Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido ao Senhor." A ideia que tinha era: "Deus não nos vê . "" Deus não vê o nosso sofrimento. "" Deus não vê as necessidades que temos. "
Eles disseram: "meu juízo passa despercebido ao de Deus." A idéia não é que Deus tinha dado a Israel certos privilégios como Seu povo. Como seu povo tinham o direito a esses privilégios. Mas agora eles estavam dizendo: "Meu julgamento é passado ao meu Deus." Deus se esqueceu de todos os privilégios que Ele nos deu. Israel sentiu como se Deus não estava com eles. Podemos sentir dessa maneira, às vezes, também. Quando lutamos com o pecado, quando lutamos com as provações difíceis, podemos sentir assim. Podemos ser tentados a dizer: "O meu caminho está escondido ao Senhor". "Ele não nos vê. Ele está nos ignorando. "Israel se sentia impotente. O povo de Deus é a mesma hoje. Nós tropeçar no caminho. Nós somos fracos.
II. A Promessa
Mas então vem a mensagem maravilhosa do nosso texto. A mensagem maravilhosa que aqueles que olham para o Senhor terá sua força renovada. Ele é o único que deve recorrer. Quando vemos nossa fraqueza, quando estamos crescendo desanimado, quando vemos o quão ruim as coisas estão, a idéia não é que devemos manter a olhar para nós mesmos, e tateando ao redor na escuridão, como se fosse. Mas, devemos olhar para o Senhor para a força renovada. Olhe para o eterno Deus, o criador dos céus e da terra.
Isso é o que Deus diz a seu povo depois que disse, Deus responde-lhes com estas questões "O meu caminho está encoberto ao Senhor.": "Porventura não sabeis? Porventura não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o criador dos confins da terra, não cansa, nem está cansado? "Deus é eterna. Você esqueceu. Essa é sua resposta ao Seu povo. Você esqueceu que Deus é eterno? Seu cuidado sobre você nunca mudou. O eterno Deus tem um amor eterno por seu povo.
E, você esqueceu que Ele é o criador dos céus e da terra? Pense sobre isso uma vez. Se Deus é o Criador Todo-Poderoso, se Ele é tão forte para ser capaz de criar todas as coisas, então, certamente, Ele é forte o suficiente para nos ajudar. E se Ele criou os confins da terra - isto é, ele criou uma das extremidades da terra, e do outro lado da terra, e todo o resto - se Ele criou todas as coisas, então certamente Ele pode cuidar de sua pessoas.
Ele nunca desmaia. Ele nunca se cansa. Deus não se cansa. Às vezes, eu acho que quando as crianças ler o relato da criação, que Deus trabalhou seis dias e ao sétimo dia descansou, eles pensam que de alguma forma ele poderia ter chegado cansado. Mas Deus não se cansam de criar coisas, e Ele não se cansam coisas sustentação.
Olhe para Ele para a força. Ele dá poder, diz o texto, para os fracos. E para os que não têm nenhum poder em nós mesmos, Ele aumenta a sua força. E é isso que o profeta declara no versículo 31. "Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças."
Nós crescemos esgotado e cansado na batalha contra os nossos inimigos. E a verdade é que não podemos vencer sozinhos. Precisamos de força. Precisamos de nossa força renovada. Ou seja, precisamos de um novo tipo de força, não a força física dos jovens, e não a força física dos jovens. Precisamos da força de Jeová. Quando Deus nos dá essa força - e Ele o faz - quando Ele nos dá essa força, então sobem com asas como águias.
Pense sobre a águia. Que bela imagem. Pense sobre a águia que com pouco esforço sobe para o alto em direção ao céu e, em seguida, por horas a fio, essa águia pode deslizar muito acima da terra. A águia é um símbolo de força e poder. Essa é a imagem do povo de Deus que são fortalecidos pelo Senhor. O que uma bela imagem para o filho de Deus. Força renovada como as águias. Talvez haja algo nessa foto também da águia voando tão alto nos céus, estar perto de Deus.
Mas se isso não bastasse, o texto passa a descrever que a verdade quando diz que aqueles que correm não deve estar cansado, e essa caminhada não se cansarão. Ela ensina que Deus nos fortalecerá para que, na nossa corrida e em nossa caminhada, não se cansem.
Agora, isso não quer dizer que o povo de Deus nunca se cansar. Todos nós experimentamos o cansaço espiritual. Alguns em maior grau do que outros experimentam esse cansaço com todas as pressões da vida. Às vezes nos perguntamos se podemos mesmo ir em frente. O povo de Deus não se cansar, e é por isso que temos este texto.
Os que esperam no Senhor não se cansam. Enquanto estamos esperando no Senhor, e enquanto temos Sua força, então não se cansem e não vai desmaiar. Assim, o texto nos ensina que devemos buscar a nossa força de Jeová. Então, podemos enfrentar o dia-a-dia as batalhas que cada filho de Deus corre contra. Com essa força de Jeová, um jovem pode enfrentar as pressões de pares do mundo. Com essa força de Jeová, a mulher pode se submeter a seu marido, mesmo que seu marido não a ama como deveria. E com essa força de Jeová, o marido pode amar a sua esposa e dar a si mesmo a sua esposa, mesmo quando ela não é tão adorável. Com essa força de Jeová, os pais podem disciplinar seus filhos a andar nos caminhos de Deus. E com essa força de Jeová, as crianças podem apresentar aos seus pais, mesmo quando seus pais manifestar suas falhas. Com essa força, podemos enfrentar as provas na escola, podemos enfrentar as provações em casa e no trabalho. Com a força de Jeová.
III. Os destinatários
Quem são os destinatários desta nova força? É que todos os homens em geral? Não. O texto é muito específica. Ela diz: "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças." Nem todos os homens. Somente aqueles que esperam no Senhor.
Para esperar tem a idéia de olhar para a frente, esperando, desejando que o Senhor iria enviar força. Pense em um paciente doente no hospital. Ele sabe que se ele recebe o remédio que ele precisa, então ele vai ficar melhor. Assim, ele espera, ele deseja que os médicos se apressasse e dar-lhe que a medicina para que ele pudesse recuperar sua força. Isso é o que queremos dizer quando dizemos que esperar para o Senhor. Nós queremos que o Senhor venha a nós e nos dê a sua força. Ele é a fonte dessa força.
Mas mais do que apenas à espera de algo da parte do Senhor, não estamos apenas esperando por Ele para nos dar força. Estamos esperando por isso. Mas o texto também está ensinando que nós esperamos para o próprio Jeová. A criança que se perde no meio de uma grande multidão, quer seus pais para vir e ajudá-lo. A criança não é tão interessado em ter outros vêm e ajudá-lo. Ele quer que seus pais. Da mesma forma, vamos esperar para Jeová. Nós queremos que ele nos ajude. Queremos que ele nos segurar pela nossa mão direita, como diz o salmista no Salmo 73. Queremos que ele nos segurar para que Ele possa nos levar todas as nossas vidas, e levar-nos, finalmente, a própria glória.
Aqueles que esperam por Jeová, eles são os únicos que são renovados em força. É por isso que esperamos que o Senhor depois de tudo. É Ele que é a nossa força. Nele está toda a segurança. Agora, pense de novo o exemplo de Israel. Como eles saíram do Egito, chegaram ao Mar Vermelho e lá estava o Mar Vermelho diante deles e, em seguida, na parte de trás deles era o exército de Faraó. Humanamente falando, essa situação era desesperadora. Mas eles esperaram no Senhor. E, então, lembrar de como Deus os entregou, como Ele abriu o Mar Vermelho para eles para que eles pudessem passar. Mas, o que Deus fez aos seus inimigos? Ele os levou a todos. Deus livrou Israel de seus inimigos. Deus nos livra de nossos inimigos espirituais também. Após essa maravilhosa vitória em Êxodo capítulo 15, Israel cantou este cântico: Êxodo 15:1,2: "Moisés e os filhos de Israel cantaram este cântico ao Senhor, e falaram, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque ele tem gloriosamente triunfou: o cavalo eo seu cavaleiro lançou no mar. [E então eles tinham essa confissão, a confissão de todos os filhos de Deus] O Senhor é a minha força e canção, e ele se tornou a minha salvação. "
Para aguardar o Senhor para a força, implica em que reconhecemos que não podemos salvar a nós mesmos. Para esperar no Senhor para a força implica que reconhecemos nossa fraqueza. Realmente, essa é a história de cada filho de Deus. Nós reconhecemos nossa miséria fora de Cristo. Deus vem a nós com o evangelho. Ele nos ensina a respeito de nossos pecados e da nossa miséria. Ele nos ensina sobre a punição que é devido ao pecado. Mas então ele mostra-nos Cristo. Ele nos ensina que não é a libertação em Jesus Cristo, o Senhor da Salvação.
Aqueles então que esperam no Senhor são aqueles que estão convencidos da nossa necessidade. Estamos convencidos de que não podemos ir por nós mesmos nos caminhos da justiça. Aqueles que esperam no SENHOR de curso ter sido dado esse entendimento por Jeová mesmo. Como é que nós reconhecemos nossa fraqueza? O Senhor nos mostrou a nossa fraqueza. Bem, então aqueles que vêem sua fraqueza, são os únicos que esperar. E, aqueles que esperam, eles são os únicos que são reforçadas.
Quem são renovados em força espiritual? Em última análise, eles são eleitos de Deus. O fato de que Deus operou um milagre tal era porque ele tinha nos escolhido antes da fundação do mundo. Ele é o Deus eterno. Povo eleito de Deus, eles são os únicos que recebem a graça de ver sua fraqueza. Eles são os únicos que sentem sua necessidade. E eles são os que esperam no SENHOR. Jeová vai fornecê-los com força.
Isso é uma promessa. Essa é uma promessa que Deus dá a cada um de Seu povo. Não é apenas uma verdade geral. Não é apenas algo que significou para nós, para ficar impressionado com a beleza da poesia, a montagem com asas como águias, pensando em uma imagem maravilhosa. Mas esta é uma verdade que é a promessa de Jeová para vocês, que são o Seu povo. O texto não diz: "Os que esperam no Senhor, talvez a sua força será renovada, e talvez não." O texto afirma uma promessa. Esta promessa é tão certo como cada uma das promessas de Deus. E Suas promessas são sim e amém em Cristo Jesus.
Oh, essa promessa nos dá conforto, não é mesmo, querida? No meio das dificuldades da vida, o filho de Deus que luta com o pecado, o filho de Deus que luta com as dificuldades da vida, esta promessa é certa. Mas como muitas vezes como povo de Deus, quando temos essa promessa, não deixamos de esperar no Senhor? Deus quer que esperemos nEle. Ele quer ver a nossa fraqueza. E então Ele quer que esperemos nEle, para orar a Ele para a força.
O inspirado apóstolo Paulo, esperei no Senhor. Ele tinha um espinho na carne, um espinho na carne terrível. Escritura não nos diz exatamente o que espinho era. Mas ele registra para nós que ele orou ao Senhor. Ele orou três vezes para que Deus remova esse espinho. Deus respondeu a oração, e não através da remoção do espinho. E às vezes quando nos deparamos com dificuldades em nossas vidas, Deus não necessariamente remover a dificuldade de nós ou remover-nos da dificuldade. Mas Ele nos dá força. II Coríntios 12: 9. Esta é a resposta de Deus a Paulo: "Minha graça é suficiente para ti. O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" E a resposta de Paulo a palavra de Deus é esta: "De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo habite em mim. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo Porque quando estou fraco, então é que sou forte ".
É assim que é para os filhos de Deus. Ele não leva os espinhos de distância, mas Ele nos concede Sua graça. Essa é a mesma promessa que Jesus Cristo dá aos seus discípulos. As próprias palavras de Jesus em Mateus 11: "Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e oprimidos, e eu vos aliviarei." Quando vocês estão cansados ​​e oprimidos, não apenas chafurdar em que o cansaço, mas ir a Cristo, e Ele vos aliviarei. Essa é a maneira que Deus trabalha em nossas vidas. Ele nos faz sentir nossa fraqueza e Ele coloca em nossos corações, mesmo para ir até ele. Ele nos dará descanso. Isto é, Ele vai lhe dar o prazer da comunhão pacto com o nosso Deus.
Vá até ele com o fardo de todos os seus pecados. Vá até ele e lançou o fardo de sua culpa em Cristo, pois Ele pagou o preço total para todos os nossos pecados. E depois esperar nEle para a força também. Ou seja, pedir-Lhe a força do Espírito Santo que você pode vencer o pecado.
Como certeza é essa promessa? Bem considerar que esta promessa é feita pelo Criador Todo-Poderoso dos céus e da terra, Aquele que sustenta todas as coisas, Aquele que nos criou e nossos corpos. Mas também é a mesma que criou o universo físico, o que tem criado a nossa nova criação espiritual, que é o único que nos deu o novo homem. E assim como ele sustenta a vida em Sua criação, Ele também sustenta a vida do nosso novo homem. Ele é forte o suficiente para nos fortalecer espiritualmente? É claro que Ele é. Ele é o criador. Ele é o sustentador. E Ele nos deu uma promessa. Todos aqueles que esperam no Senhor, todos aqueles que esperam no Senhor, que renunciar à sua própria força, que certamente irá ser renovada em sua força. Essa é a promessa de Deus para você. Amen.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Verdadeiro Segredo duma Vida Boa

Há alguns anos atrás, a Comunidade de Mission Viejo, na Califórnia, lançou uma campanha publicitária para atrair compradores para os seus imóveis.  A campanha usava frases do género, “Missão Viejo:  a Califórnia mais desejada”, ou “Um lugar para viver uma boa vida”.  Penso que todas as culturas procuram dar destaque a uma “vida boa”, duma maneira ou doutra.  Em italiano, chamam-lhe “la dolce vita” – ou seja, “a doçura da vida”.  Todos nós ansiamos por uma vida boa, certo?  Muito embora seja uma frase batida imagino quantos se deram ao trabalho de definir o que a “vida boa” é ou o que deveria ser na realidade.  Ora vejamos:

Ter uma boa aparência.  Algumas pessoas confundem “vida boa” com a boa aparência.  Estão preocupados com o exterior como se isso fosse o que realmente interessasse na vida.  Algumas culturas idolatram a beleza e valorizam o lado atraente.  A propaganda tira proveito disso sabendo que a promessa duma boa aparência leva homens e mulheres a gastar biliões em produtos de beleza, clínicas de bronzeamento, cirurgias plásticas, lipoaspiração, a última moda em vestuário e combinação de cores...

O sentir-se bem.  Para outros indivíduos, uma “vida boa” significa possuir um sentimento de bem-estar.  O objectivo é minimizar o sofrimento e maximizar o prazer, usando quaisquer meios como um direito que têm:  banhos de imersão, festas e parques de diversão, drogas, experiências de realidade virtual, viagens pelo mundo, filmes e apresentações musicais...  O fornecimento de prazer e entretenimento tem crescido e se tornado numa das grandes áreas de actividade económica em alguns países.  Já todos ouvimos falar do lema musical dos anos 60 - “se te faz sentir bem, aproveita ao máximo!” – o qual se transformou numa filosofia abraçada por muita gente.

Possuir muitos bens.  Existem ainda outros que associam a “vida boa” à posse de bens materiais.  A sua maior ambição é juntar todas as coisas boas, ou pelo menos, o maior número possível.  Ganham o máximo de dinheiro que conseguem, para gastá-lo o mais rapidamente possível.  Há os que acreditam que, tal como uma mercadoria, a “vida boa” é algo que pode ser comprado.

Mas nada disto satisfaz completamente!  Não importa o que se faça, é impossível impedir o cansaço e o processo de envelhecimento.  O prazer é um subproduto duma vida boa e nunca o seu objectivo.  De facto, o melhor da vida não são as coisas!

Bem, mas afinal, o que é uma “vida boa” na sua verdadeira essência?  A realização pessoal, a alegria de ser bom e fazer o bem;  É o resultado da descoberta e de tornar-se exactamente no que Deus planeou para si.  Seguramente nada mais poderá preencher o vazio que vai na alma!  A Bíblia diz:  “Somos a obra-prima de Deus.  Ele criou-nos de novo em Cristo Jesus, para que possamos realizar todas as boas obras que Deus planeou para nós”  (Efésios 2:10 – versão O Livro).  Ao usar a sua vida ao serviço de Deus, conhecendo-O melhor e confiando n’Ele, fará com que se sinta bem consigo mesmo, servindo os outros na comunidade à sua volta.  Isto é que é ter uma vida fabulosa!  Não permita que alguém o engane, levando-o a pensar que é outra coisa completamente diferente.

Jesus anunciou que veio para nos dar vida, isto é, tornar possível a experiência única duma vida abundante e de forma plena:  “... eu vim para dar vida, e com abundância”  (João 10:10). 
Ele também declara que temos essa vida abundante aqui e agora, na medida em que confiarmos a Deus cada detalhe dela. 


Texto da autoria de Rick Warren, escritor e conferencista, autor do best-seller "The Purpose-Driven Life" (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas.